Ajuda

ENVIO DE VÍDEOS

1. Como faço para enviar o meu vídeo?
2. O que são TAGs?
3. O que são tags premiadas?
4. Meu vídeo pode concorrer a prêmios em mais de uma categoria? Como faço?
5. Quanto tempo pode ter meu vídeo?
6. Quais os formatos de vídeo que posso enviar?
7. Qual o tamanho máximo do arquivo que posso enviar?
8. Enviei um vídeo e ele não apareceu no site. O que devo fazer?
9. O meu vídeo demora muito para ser enviado. O que devo fazer?


USO DE IMAGENS E/OU MÚSICAS DE TERCEIROS NOS VÍDEOS

10. Se eu colocar o nome da música e da banda ou que fez a música ou o autor da imagem em meu vídeo, posso utilizá-la?
11. Como posso saber se a música que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?
12. Como posso saber se a imagem que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?
13. Recebi um email solicitando esclarecimentos sobre o som e/ou imagens do meu vídeo. O que devo fazer?


NOTAS E AVALIAÇÃO

14. Como são julgados os vídeos?
15. Como sei se meu vídeo foi ou não selecionado?
16. Se meu vídeo não for selecionado, ele aparece no site do Minuto Ad?
17. Qual a diferença entre a nota do vídeo expressa em estrelas e a nota do vídeo expressa com pirâmides?


PREMIAÇÃO

18. Como fico sabendo se ganhei um prêmio?
19. Como são escolhidos os vídeos premiados?

DÚVIDAS TÉCNICAS

20. Como faço para enviar vídeos gravados em DVD, Mini-DV, Hi-8, HDV e outros formatos não aceitos pelo Minuto Ad?
21. Como faço para salvar meu vídeo em alta definição, quando for solicitado?
22. Como faço para diminuir o tamanho do meu vídeo?

 

ENVIO DE VÍDEOS

1. Como faço para enviar o meu vídeo?



Para enviar um vídeo, você deve primeiramente cadastrar-se no site. Após o cadastro, basta clicar em envio de vídeo e seguir os passos indicados pelo site. É necessário que você escolha no mínimo uma tag premiada e no máximo 7 (dentre as tags premiadas e as cadastradas).


2. O que são TAGs?


Tag é o mesmo que palavra-chave. Trata-se de uma forma de organizar e categorizar os vídeos através de palavras e expressões para que seja possível encontrar e organizar os vídeos com mais facilidade. Para saber mais, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Tag_%28metadata%29


3. O que são tags premiadas?


No Minuto Ad, as tags também são utilizadas para indicar um tema de concurso, que pode estar relacionado a um prêmio. Por exemplo, se você quer concorrer ao prêmio do melhor vídeo de animação, deve inserir a tag ‘animação’ em seu vídeo. Isso vale para todos os temas premiados, que estão sempre destacados na etapa 1 do processo de envio do vídeo. Se você não sabe o que são tags, leia ‘O que são tags?’ acima.


4. Meu vídeo pode concorrer a prêmios em mais de uma categoria? Como faço?


Sim, basta escolher mais de uma tag premiada na hora do envio de seu vídeo, respeitando o limite de tags estabelecido. A equipe de curadoria do Minuto Ad poderá retirar tags que não considere adequadas.


5. Quanto tempo pode ter meu vídeo?


No máximo 63 segundos,incluindo o título e os créditos.


6. Quais os formatos de vídeo que posso enviar?


Os formatos que aceitamos atualmente são .wmv, .mov, .mpg, .mpeg, .mp4, .m4v, .mp4v, .divx, .xvid e .avi.


7. Qual o tamanho máximo do arquivo que posso enviar?


Aceitamos arquivos com até 100MB.


8. Enviei um vídeo e ele não apareceu no site. O que devo fazer?


Se depois de 10 dias seu vídeo não aparecer no site, envie um e-mail para contato@festivaldominuto.com.br informando a data de envio, o nome do arquivo e o seu endereço de e-mail cadastrado no Minuto Ad. Verifique se você não usou músicas ou imagens de terceiros sem as autorizações apropriadas.


9. O meu vídeo demora muito para ser enviado. O que devo fazer?


A demora no envio de um vídeo tem direta relação com o tamanho do arquivo e a velocidade de sua Internet. Se o vídeo está demorando demais, tente diminuir o tamanho de seu arquivo aumentando a compressão. Somente tome cuidado para não comprimir demais o vídeo, para que ele não perca qualidade. Para saber mais sobre compressão de vídeos, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_de_v%C3%ADdeo

USO DE IMAGENS E/OU MÚSICAS DE TERCEIROS NOS VÍDEOS

10. Se eu colocar o nome da música e da banda ou que fez a música ou o autor da imagem em meu vídeo, posso utilizá-la?



Não necessariamente. Leia ‘Como posso saber se a música que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?’ e ‘Como posso saber se a imagem que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?’ abaixo para uma resposta detalhada.


11. Como posso saber se a música que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?


Músicas possuem dois tipos de direito: o direito do autor (ou seja, o direito de quem compôs a música) e o direito de utilização do fonograma (ou seja, o direito de quem executou a música). Para utilizar músicas em seu vídeo, você deve ter ambos os direitos através de uma autorização por escrito do titular do direito autoral (quem fez a música) e uma autorização por escrito do titular dos direitos de execução (quem toca a música).


Mas existem diversas opções para você conseguir músicas para o seu vídeo. Por exemplo:


A. No site myspace.com, você pode ouvir várias músicas diretamente do autor. Há mais de 75 milhões de bandas registradas no site. Assim, você pode entrar em contato direto com a banda ou autor e pedir a autorização para utilizar a música e o fonograma em seu vídeo.


B. Existem diversas músicas cujos direitos autorais estão em domínio público, ou seja, para as quais não é mais necessário pedir a autorização do autor para utilização. Esse é o caso caso de músicas clássicas, diversas músicas americanas anteriores a 1922, entre outras. Ainda assim, você precisa pedir a autorização para utilizar a gravação da banda ou orquestra que executou a música. Ou você pode juntar seus amigos e regravar a música! Para saber mais sobre músicas em domínio público, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom%C3%ADnio_p%C3%BAblico


C. Atualmente, existem diversos tipos de licenças que permitem a utilização gratuita de músicas. Esse é o caso de músicas licenciadas através do Creative Commons – Atribuição (by), que exige que você simplesmente cite quem fez a música e a gravação. Mas lembre-se que no Minuto Ad você precisa da licença para utilização comercial de tudo o que está no seu vídeo. Assim, não adianta incluir músicas com licença para uso não-comercial. Para saber mais sobre as licenças do Creative Commons, acesse http://www.creativecommons.org.br/

Para encontrar músicas com esse tipo de licença você pode acessar http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=47 ou procurá-las através principais sites de busca, como o google.com e o yahoo.com.


D. Existem músicas chamadas de Trilha Branca ou Royalty-Free (em inglês). Tratam-se de compilações (em CD ou DVD) e sites música feitas para venda para utilização em obras de terceiros. As músicas podem custar bem pouco, algo como US$ 10, já incluindo o direito autoral e o direito de execução. Normalmente basta comprar a música uma vez para utilizá-la em quantas obras você quiser. Um exemplo de site com músicas desse tipo é o http://www.uniquetracks.com/. Mas existem centenas de sites desse tipo. Basta procurar na Internet por Royalty-free music ou Royalty-free songs. Lembre-se, porém, de ler atentamente o tipo de licença oferecido para a música antes de comprá-la!


E. Uma última opção – bem mais divertida e criativa – é pedir para amigos ou juntar a sua banda para fazer a trilha sonora do filme.


Para saber mais sobre direitos autorais sobre músicas no Brasil, acesse http://www2.uol.com.br/direitoautoral/. Para saber mais sobre direitos autorais, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral


Veja mais alguns links de onde encontrar músicas em domínio público, de uso livre ou royalty free:


http://www.soundsnap.com/

http://freemusicarchive.org/

http://www.musopen.com/

http://www.openmusicarchive.org/

http://www.publicdomain2ten.com/

http://music2ten.com/

http://superfan2010.com/

http://subverse2ten.com/

http://din2ten.com/

http://mkk2ten.com/

http://unclesamurai2ten.com/

http://survivaloakland2ten.com/

http://www.goingware.com/tips/legal-downloads.html#websites


12. Como posso saber se a imagem que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?


Para utilizar uma fotografia ou uma imagem em movimento feita por outra pessoa, você deve ter uma autorização por escrito do titular dos direitos da imagem. Se não tiver essa autorização, você não pode utilizar a imagem. Assim, faça suas próprias imagens ou peça uma autorização para a pessoa que a fez. Atualmente, existem diversos tipos de licenças que permitem a utilização gratuita de imagens. Esse é o caso de músicas licenciadas através do Creative Commons – Atribuição (by), que exige que você simplesmente cite quem fez a imagem. Mas lembre-se que no Minuto Ad você precisa da licença para utilização comercial de tudo o que está no seu vídeo. Assim, não adianta incluir imagens com licença para uso não-comercial.
Também não se esqueça de pedir autorizações para as pessoas que atuarem ou participarem do filme. Essa é uma garantia para você de que ninguém irá reclamar de ter participado do filme quando o filme estiver sendo veiculado!

Para saber mais sobre as licenças do Creative Commons, acesse http://www.creativecommons.org.br/

Para encontrar imagens com essa licença você pode acessar http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=30&Itemid=51 ou procurá-las através principais sites de busca, como o google.com e o yahoo.com.

Para saber mais sobre direitos autorais sobre músicas no Brasil, acesse http://www2.uol.com.br/direitoautoral/. Para saber mais sobre direitos autorais, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral.

13. Recebi um email solicitando esclarecimentos sobre o som e/ou imagens do meu vídeo. O que devo fazer?



Siga as instruções do email ou veja ‘Como posso saber se a música que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?’ e ‘Como posso saber se a imagem de terceiros que quero usar no meu vídeo pode ser utilizada?’ acima.

NOTAS E AVALIAÇÃO

14. Como são julgados os vídeos?



Todo o conteúdo recebido é avaliado pela comissão julgadora estabelecida pelo patrocinador do Minuto Ad e só depois publicado no site. São diversas etapas de avaliação, desde pirataria até análise do conteúdo e da execução do vídeo, que resultam numa nota que é expressa nas pirâmides que aparecem abaixo dos vídeos publicados. Os conteúdos com as melhores notas da comissão julgadora são destacados na home do Minuto Ad.


15. Como sei se meu vídeo foi ou não selecionado?


Após a avaliação pela comissão julgadora do Minuto Ad, o autor do vídeo recebe uma mensagem dizendo se o vídeo foi selecionado ou não. Além disso, a nota recebida pela comissão julgadora é informada abaixo do vídeo, depois que ele é publicado.


16. Se meu vídeo não for selecionado, ele aparece no site do Minuto Ad


Todos os vídeos enviados serão inseridos no site. Os vídeos que não forem selecionados também estarão no site concorrendo ao voto de júri popular. Seu vídeo só não estará no site se você estiver usado música ou imagens sem autorização ou se ele infringir os Termos de Uso e Serviço do site ou o Regulamento do Minuto Ad.


17. Qual a diferença entre a nota do vídeo expressa em estrelas e a nota do vídeo expressa com pirâmides?


A nota em estrelas corresponde ao voto do público. A nota em pirâmides corresponde à média da nota da curadoria, alcançada após o processo de análise e julgamento do vídeo, conforme descrito abaixo em ‘Como são escolhidos os vídeos premiados?’.

PREMIAÇÃO

18. Como fico sabendo se ganhei um prêmio?



Os prêmios são divulgados no site do Minuto Ad e através de mensagens para os usuários cadastrados. As mensagens serão enviadas por email e/ou pela central de mensagens na página do usuário, conforme sua configuração. Os realizadores premiados também são notificados por meio do email cadastrado no site.

19. Como são escolhidos os vídeos premiados?



Os vídeos são analisados pela comissão julgadora do Minuto Ad. A seleção de vídeos e as decisões criativas do Minuto Ad, incluindo a escolha dos vídeos premiados, são de responsabilidade do patrocinador do concurso MINUTO AD.

DÚVIDAS TÉCNICAS

20. Como faço para enviar vídeos gravados em DVD, Mini-DV, Hi-8, HDV e outros formatos não aceitos pelo Minuto Ad?



Você deverá converter o seu vídeo para um dos formatos aceitos pelo site. Há uma série de programas disponíveis na Internet para realizar essa operação. Somente tome cuidado para não comprimir demais o vídeo, para que ele não perca qualidade. Para saber mais sobre compressão de vídeos, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_de_v%C3%ADdeo


21. Como faço para salvar meu vídeo em alta definição, quando for solicitado?


Para salvar seu vídeo em alta definição, utilize os formatos MOV (compressão DV) ou MPEG-2 (Vídeo bitrate 6000 kbps ou superior e áudio bitrate 128kbps ou superior), com tamanho 720×480 ou 640×480 (independente de ser 4:3 ou 16:9, o importante é manter a altura em 480). Para enviar o vídeo, siga o link recebido por email.


22. Como faço para diminuir o tamanho do meu vídeo?


Alguns formatos de vídeo, como o .mov ou .mpg, as vezes ultrapassam o tamanho de 100mb, o que para um vídeo de 1 minuto já é considerado grande. Para diminuir o tamanho de seu vídeo, converta-o para os formatos .avi ou .mp4, que são formatos mais comprimidos, ou seja, mantém a qualidade do vídeo mas diminuem bastante seu tamanho, caindo para 10mb ou 15mb.


Algumas sugestões de programas de conversão são:

- Para MAC existe o FLV Crunch (que pode ser baixado em http://flvcrunch.awardspace.us/)

- Para WINDOWS existe o Alive Vídeo Converter (que pode ser baixado em http://www.alivemedia.net/videoconverter.htm?gclid=COfNxojnhpYCFSMgDQodkRAJEw)


 

Temas e Prêmios do Mês

Original